Europa Internacional

Mochilão pela Europa

14:57Unknown


Tem coisa mais universitária do que mochilão na Europa? 



Bom, na minha época de faculdade não foi diferente logo que comecei a trabalhar, vi uma oportunidade de me mandar para lá! Tinha um amigo que estava em Londres e seria a oportunidade de dar uma rodada por outras bandas, conhecer vários países, uma mochila nas costas e pouco dinheiro no bolso!

O planejamento desse tipo de viagem é sempre o mais complicado, pois escolher quais serão os destinos certos, não é tarefa fácil! 



Escolhido os destinos, traçada a melhor rota, se dinheiro a gente não tem tempo menos ainda, certo? Mais uma tarefa difícil vem por aí, a escolha de ir de um lugar para outro dentro da Europa pode ser mais barato de avião, pois voo “interno” a gente acha por uma bagatela de 50 Euros, porem você deve imaginar que isso pode ocupar um tempão do seu dia, já que temos que chegar no aeroporto cerca de 3 horas antes do voo, em algumas cidades o transito é tão caótico quanto é em SP, sendo assim podemos colocar mais 1 ou 2 horas de taxi, já desistiu né? Bom, à opção de ir de trem pode ser um pouco mais caro, mas a maioria das estações estão sempre no centro da cidade, se você chegar até 30 minutos antes do trêm sair está tranquilo, aliás se chegar até 10 minutos antes é só entrar e sentar, mas eu não arriscaria ( Ou melhor, eu já arrisquei e QUASE me dei mal) 

Estação de Trem de Milão

Trem:  Eu indico o Rail Europe, foi onde eu comprei o meu! O bacana é que você pode comprar um pacote por número x de viagens e país, e não necessariamente o país específico, então caso mude o roteiro no meio do caminho, o trem não será o problema! Para explicar melhor é o seguinte, você compra o pacote que te da direito a transitar entre 4 países diferentes durante 8 dias com um prazo de validade de 2 meses, por um precinho de R$ 837,00 ou seja não é tão caro pensando nos benefícios! IMPORTANTE: Assim que comprar, irá chegar na sua casa um livrinho com várias dicas e vale a pena seguir a risca tudo o que eles pedem, é preciso sempre validar o ticket na estação, caso você vá viajar a noite ou muito cedo no dia seguinte, verifique os horários da estação e valide um dia antes, pois o esquecimento desse detalhe pode te custar 50 Euros, pesadinho para nós mochileiros com cada centavo contado! Não se esqueça de preencher a data no campo certo, pois lá eles cobram corretamente esse tipo de informação. Para a segunda classe não é possível marcar lugares, às vezes conseguem marcar na própria estação, mas não conte com isso e lembre-se das mochilas e malas uma vez que trem tem um maleiro bem reduzido! 




Albergue: Se tem algo que os brasileiros temem e não confiam são nos famosos albergues! Eu confio muito e digo mais, melhor do que muito hotel que eu já fiquei! Peguei todos no Hostel World e nenhum me deixou na mão. O site apresenta uma avaliação de todas as opções, eu indico sempre ficar de olho na localização, pois às vezes deixamos nos levar pelo valor e quando a gente chega lá ele fica longe de tudo, e nós mochileiros não queremos ficar pegando táxi, queremos é bater perna e queimar sola de sapato! Bom, vale lembrar que a grande maioria dos hostels na Europa são casas de alguém que disponibiliza alguns quartos para os mochileiros, muitos deles são banheiros compartilhados, mas todos que eu peguei não deixou a desejar em nada e o preço pago x custo beneficio valeu 100% ! Única coisa que eu fiz questão foi de pegar quarto particular, então não sei dizer como é quarto compartilhado! Esses lugares são bem bacanas para fazer amizade, a grande maioria dos hostels disponibiliza de uma sala e cozinha em comum, onde sempre tem uma roda de jovens do mundo inteiro, tentando falar uma língua universal ou mesmo querendo aprender o famoso TE AMO, OI, OBRIGADA entre outros palavrões que eu não sei por que mas é mania nacional querer aprender o bom e velho Filho da $%^* em outros idiomas. Abaixo estou passando todos os Albergues que eu fiquei e recomendo todos:


Hostel - Roma ( O beco pode assustar, mas o lugar é bacana, super limpinho e ao lado da estação central); 



Hostel - Florença ( A coisa mais charmosa e super fofinho, esse é a própria casa de uma moça jovem que te recebe com alguns mimos. São apenas 4 quartos);

Hostel - Bolonha ( Na hora que eu cheguei até achei que estava em lugar errado, praticamente um hotel);




Hostel - Veneza  (Longe da cidade, era necessário pegar um barco o lugar é bom, mas se tiver uma opção mais próxima eu avaliaria, pela distância e tempo perdido);

Hotel Ibis - Paris ( Esse não é hostel, mas Ibis é Ibis e esse tinha uma localização ótima e perto dos valores que estava sendo cobrado nos albergues de Paris, o Ibis valia mais a pena);

Hotel Ibis - Amsterdam ( Esse Ibis não é Ibis rs, foi o hotel da rede mais diferente que eu já fiquei e mais do que aprovado. Em Amsterdam não poderia ser diferente, tinha uma balada dentro do hotel, com café da manhã incluso e ainda tem mais duas opções de restaurantes dentro do próprio hotel, mas esse era bem longe do centro e era necessário pegar o trem para chegar até o burburinho da cidade);

PS: Mais uma vez eu alerto, cuidado com a mala muito grande! A maioria dos hostels e hotéis na Europa estão localizados em prédios antigos, ou seja sem elevador e muita escada!


Alimentação: Mochileiro pode ser “pobre” mas não passa fome na Europa. Para aqueles que acham que só tem restaurante chique e terá que morrer no fast food por contenção de gastos, está muito enganado! Mochileiro tem até direito a vinho ;)



O forte de qualquer cidade na Europa, são os parques no meio da cidade e o que é rotina de europeu é fazer um piquenique, isso é muito bom e muito divertido. Chegou na primeira cidade da sua EuroTrip, corra para um supermercado e compre: Faca, saca rola e uma maionese ou manteiga o que for da sua preferencia ( Lá esses tipo de coisas são vendidos em tubo – tipo pasta de dente mesmo, é mais prático para carregar). Vocês devem estar achando que eu sou uma louca né ? Vou explicar, toda cidade que você parar “perca”uma horinha do seu passeio e vá ao supermercado fazer uma compra do dia, então compre pão, frios, queijos (TODOS DIVINOS), escolha o que for da sua preferência, simples de comer e fácil de enfiar na mochila. Bom, bateu a fome ? Pare no primeiro banquinho, ou corra para o parque abra a mochila e comece a farofada. Lá na europa isso é MUITO normal, pessoal fazendo um lanchinho em praça pública e posso garantir que é muito mais gostosa essa experiência do que sentar em um restaurante francês, cheio de frescura que não entendemos nada daquela cardápio. Para falar a verdade, um desses restaurantes cheio de frescuras valem a pena, pelo menos um durante a viagem, para conhecer!



Uma viagem para europa bem planejada pode sair bem menos do que você imagina, esqueça o luxo e se jogue nessa aventura, CUIDADO com o peso na mochila, isso pode acabar com a trip. Deixe reservado 100 euros por dia para alimentação, comprinhas Básicas, sorvetinho, hostel e o transporte dentro da cidade se necessário! Considerando esse valor ai de cima, você se dá bem.

Aos poucos eu vou fazendo posts sobre os locais que eu já passeio por lá, por enquanto só temos sobre Florença.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Mah, parabens! O blog ta mto bom!
    Esse post eu vou deixar guardado pq acho q meu mochilao sai ano q vem..
    E um post de NY, .ja ta preparando? Esse eu vou amar!!!..rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ana, muito obrigada ;)

    NY, claro ;) está aqui na listinha só esperando sua vez rs... em breve! Quando vai ?

    ResponderExcluir
  3. Legal!
    Entao, estamos pensando em ir em junho ou setembro..sao epocas boas ne? Meia estacao...
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Acho que sim Ana, as duas vezes que eu fui peguei o inverno forte - Dezembro! Mas, com certeza Junho primavera ou final de setembro outono são as épocas mais bonitas! Vou preparar o post em breve ;)

    Beijos

    ResponderExcluir

Postagens populares

Formulário de contato